Educação para a Saúde

Educação para a Saúde

Inicialmente a Educação par a Saúde baseava-se na transmissão informativa de regras e preceitos de higiene. Actualmente a Educação para a Saúde, em meio escolar é vista como um processo educativo que privilegia a participação activa das pessoas, ou seja que estas participem activamente na educação da sua própria Saúde.

Segundo Williams citado por Andrade (1995) p. 8, a educação para a Saúde corresponde a um conjunto de “experiências planeadas, tanto formal como informalmente, que contribuem para o desenvolvimento de conhecimentos, atitudes e valores, que ajudam o indivíduo a tomar decisões adequadas à sua saúde e bem-estar. ”

O estágio, da estagiária Tânia Carvalho, também ele, pretende incidir de forma mais formal, com as sessões dinamizadas na sala de aula e de forma mais informal, com a formação do grupo de voluntários, para que após o desenvolvimento de conhecimentos e atitudes, os estudantes, do Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Poiares, possam ser capazes de tomar decisões correctas e adequadas beneficiando a sua saúde e bem-estar.

O termo saúde, engloba tudo o que no dia-a-dia contribui para o equilíbrio do indivíduo, seja a nível psicológico, físico, afectivo…. (Andrade, 1995, p. 8)

 

 

 

Imagem retirada de: https://www.eb23-senhor-serra.rcts.pt/anexos/pes/pes.bmp